logo

Copyright ©2019 REDLARA

Publicações

Redlara: RLA 20 Anos

Bem-vindo ao 20º aniversário do Registro Latinoamericano de Reproducción Asistida (RLA). Olhando nosso passado e projetando nosso futuro. 

O JBRA Assisted Reproduction, em nome da SBRA, dá as boas-vindas à comunidade  latino-americana, honrados com a oportunidade de representar um veículo legítimo para receber os dados em medicina reprodutiva registrados pelo RLA. 

É à custa de visionários que sonharam e, mais importante, tinham vontade de fazer a sua realidade o sonho que nós apresentamos com orgulho este relatório de 20 anos do Registro Latinoamericano sobre Tecnologia de Reprodução Assistida. Os pioneiros foram os especialistas dos 19 centros de fertilização in vitro em 12 países da América Latina que começaram o registro em 1990. Mais tarde, em 1996, representantes de cada um dos 59 centros que relatam ao RLA iniciaram  novos projetos e fundaram a Red Latinoamericana de Reproducción Asistida (REDLARA).

Ao longo dos anos, o RLA, dirigido por Fernando Zegers, com um pequeno grupo de profissionais, estão continuamente desenvolvendo estratégias para obter dados de boa qualidade, e poder proporcionar à comunidade profissional uma informação rigorosa e confiável, e, para poder desenvolver estratégias regionais a fim de obter tratamentos de seguros e de qualidade para nossos pacientes. Serono e Organon generosamente forneceram recursos econômicos primeiro ao RLA e depois à REDLARA por mais de 20 anos, e hoje, o apoio tem continuado através Merck Serono e MSD, respectivamente.

Após a sua fundação, a REDLARA iniciou programas regionais educacionais focados na preparação de embriologistas e clínicos para o processo de acreditação centros. Desde 1996, todos os centros dispostos a informar ao RLA e tornar-se membros da REDLARA passam por um processo de acreditação periódico, pelo qual equipamentos de infra-estrutura, pessoal, uso de formulários de consentimento apropriado e veracidade das informações comunicadas ao RLA são verificados quanto à qualidade e consistência.

Hoje, os quatro pilares da REDLARA são: o RLA, o processo de Acreditação com seu corpo profissional independente, um programa de educação ativo e um fórum permanente para discussões éticas.
A América Latina realiza hoje uma média de 75 ciclos por milhão de habitantes, em comparação com a maioria dos países europeus que realiza entre 1000 e 2000 ciclos por milhão. Há uma crescente necessidade de se afirmar como uma região unificada e contribuir para fazer tratamentos de infertilidade disponíveis para mais pessoas. Existem grandes lacunas a preencher.  Quanto ao futuro? Para a REDLARA é essencial desenvolver caminhos alternativos para ganhar autonomia e estabelecer alianças com outras organizações globais a nível mundial.

REDLARA precisa desempenhar um papel ativo na geração de consciência em nossa comunidade profissional e formuladores de políticas para tornar os tratamentos de fertilidade possíveis e promover a segurança e eficácia na prática da TRA em nossa região. 

Maria do Carmo Borges de Souza
Editora - JBRA  Assisted Reproduction 

Clique aqui para obter documento completo em PDF.

Tem alguma dúvida?

Estamos a sua disposição.

XF65

Pec Online

Glossário revisado da Terminologia das Técnicas de Reprodução Assistida (TRA), 2009. Comintê Internacional para Monitorização da Tecnologia Reprodutoiva Assistida (ICMART) e Organização Mundial de Saúde (OMS)